Acção de Formação para Oficiais de Mesa aderentes ao CROM

No sentido de se prestarem todos os esclarecimentos sobre a utilização pelos Clubes da informática nos jogos, realizar-se-á na próxima segunda-feira, às 19H00, na Sede da Associação de Andebol em Aveiro, uma Acção de Formação.
Os Dirigentes deverão ser portadores do Computador e do Leitor de Cartões distribuído pela FAP para o efeito.

Treinos de 28 a 02 de Outubro 2010

Esta semana terá inicio o transporte para a Nave Desportiva que será sempre para o inicio de cada treino independentemente do escalão. O percurso da Carrinha da Académica de Espinho será o indicado no mapa e as atletas deverão solicitar a sua paragem tentando sempre respeitar os pontos marcados a vermelho.
O contacto do responsável pelo transporte, Carlos Fernando é 918124410/966355128, pelo que deverão contactar caso seja necessário.

Festa de Apresentação

Este domingo demos início a mais uma época do Andebol Feminino da Associação Académica de Espinho, prestamos uma pequena homenagem ao Prof. António Canelas, António Guilherme, Tiago Rocha e Helena Soares a quem agradecemos toda a disponibilidade. Queremos também agradecer a presença do Sr. Fernando Ferrão Vice-Presidente da Direcção da Federação de Andebol de Portugal e o Sr. João Lemos Presidente da Associação de Andebol de Aveiro.
A nossa festa decorreu no Pavilhão do nosso Clube, Arqº Jerónimo Reis, onde se confrontaram as Infantis, Iniciadas, Juvenis e Juniores com o Santa Isabel, Colégio de Gaia, Almeida Garret e Arsenal de Canelas, no primeiro jogo o resultado foi 6-10, no segundo 9-12, 24-17 foi o resultado do terceiro jogo e a fechar a emoção de um 24-25.
O nosso muito obrigado aos clubes abrilhantaram a nossa festa e resta-nos agradecer ás nossas atletas, técnicos, dirigentes, pais, familiares e amigos presentes pela força e espírito demonstrado.
No próximo dia 02 de Outubro, sábado, damos inicio aos jogos oficiais, as nossas Infantis recebem o Saavedra Guedes pelas 14h e claro que contamos com a presença de todos.

Patrocionador - Equestre do Mosteiro

Um dos nossos patrocinadores para a época 2010/11 a quem agradecemos publicamente a aposta em nós feita é a Equestre do Mosteiro, clube hípico situado na Maia - Quinta do Mosteiro, Moreira da Maia - a apenas 12 km do Porto.
A funcionar desde 1998, é um projecto liderado por um grupo de aficionados do mundo hípico, cuja experiência e paixão pelos cavalos garante a qualidade dos diversos serviços prestados. Para além das actividades convencionais de um centro de equitação - aulas dos diversos níveis, aulas de saltos, promoção de passeios a cavalo e hospedagem (com alimentação) de equídeos para sócios do clube - a Equestre do Mosteiro integra ainda um projecto de hipoterapia, em parceria com a APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral) e a Associação Bomporto (crianças autistas), dedicando-se também à criação de Puros Sangues Lusitanos.
Dotada de todos os recursos materiais, animais e humanos necessários, a Equestre do Mosteiro permite aos alunos aprenderem não só a montar mas também a cuidar, a aparelhar e a limpar os cavalos. Alimentados com rações de qualidade e a horas certas, os cavalos da Equestre do Mosteiro são felizes e meigos.
A Equestre do Mosteiro promove Aulas Individuais e em Grupo, Dressage, Saltos, Hospedagem, Visitas de Escolas, Aniversários.
Mais informações no Facebook em http://www.facebook.com/equestredomosteiro

Reunião com os Pais, Atletas, Treinadores e Dirigentes

Com vista a tratar assuntos diversos na próxima Sexta-Feira, dia 24 de Setembro teremos Reunião com os Pais, Atletas, Treinadores e Dirigentes. A Reunião será por escalão nos seguintes horários:
  • Escalão de Minis/Bambis e Infantis às 19h30m
  • Escalão de Iniciadas às 19h45m
  • Escalão de Juvenis e Juniores às 21h00m
A Reunião será na Sala de Reuniões da Nave Desportiva de Espinho pelo que contamos com a presença de todos.

Acção de Formação - Árbitros Regionais, Técnicos e Dirigentes

Com vista à preparação da nova época desportiva, a Associação de Andebol de Aveiro convoca todos os Árbitros Regionais, Técnicos e Dirigentes dos Clubes para uma ACÇÃO DE FORMAÇÃO, a realizar na próxima segunda-feira, dia 27.09.2010, pelas 21H00, na BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ESTARREJA e que versará sobre os seguintes temas:
1. NOVAS REGRAS para a época 2010/2011;
2. Oficiais de Mesa e preenchimento de Boletins de Jogo nas Provas Não Fixas nos Clubes que não aderiram a Clube Responsável por Oficial de Mesa;
3. Arbitragem a jogos.
O prelector desta Acção de Formação será o Sr. António José Goulão.

Treinos de 21 a 25 de Setembro 2010

Regras de Andebol e a conduta correcta no jogo

Queremos desde já agradecer o excelente esclarecimento dado pelo Carlos Capela, Arbitro Nacional sobre as novas regras e a conduta correcta a ter num jogo de Andebol. Foi uma acção que a Secção proporcionou a todos os que quisessem contribuir para o engrandecimento da modalidade, contamos com a sala cheia e foi uma manhã repleta de informação onde todos podemos retirar bons ensinamentos só possível graças ao Capela pela sua disponibilidade e enorme paixão pela modalidade que uma vez mais ficou demonstrada a todos os presentes.
O nosso muito obrigado Capela e deixamos aqui o link para o seu blog onde todos podem ir, tirar dúvidas e contribuir assim para que o nosso Andebol seja cada vez melhor.

Andebol – Um jogo de emoções

Ontem, com o habitual zaping, deparei-me com a TVI a transmitir um programa em que a nossa fadista Mariza actuou, certamente apanhei o melhor. Mais uma vez ouvi o tema “Ó gente da minha terra” e mais uma vez me arrepiei, mais uma vez e por muitas vezes que ouça esta música arrepio-me, mas também certamente não serei o único. Uma letra forte, fantasticamente cantada, com emoção q.b. Mas, o que mais me impressionou desta vez foi a plateia, gente ilustre da cultura portuguesa, que já deve ter ouvido esta música ao vivo algumas vezes, num autêntico pranto, ninguém ficou indiferente. Foi emocionante de se ver, imagino o que pensaria a Mariza.
Dito isto, estão vocês a pensar foi agora que ele perdeu o juízo, que este maluco faz no nosso blog de andebol a falar sobre fado. Por muito que seja estranho, tem tudo a ver. Num dos inúmeros comentários no nosso blog, apareceu uma frase de uma atleta “somos uma equipa que em qualquer jogo transmite a emoção e o empenho que um jogo de andebol precisa”, eu como treinador senti-me completamente concretizado, é isso mesmo Carmen. É esse o objectivo, transmitir algo a quem vê, sentir algo para quem joga. Lutar sempre, sempre, mesmo que seja impossível dar a volta ao resultado, sempre que caímos levantamo-nos mais rápido, sempre que nos unimos os resultados aparecem. Sairmos orgulhosos de cada jogo, porque demos tudo o que tínhamos, porque fomos ao nosso limite, porque nos superamos. Desfrutar do que fazemos, festejar golos, rir e chorar, isso é andebol. Porque uma equipa não são 3 nem 4, uma equipa é um plantel, com todos os atletas, com os dirigentes, departamento médico e obviamente o treinador. Quando todos estão em sincronia e todos se esforçam para a obtenção de um mesmo objectivo, não haverá barreiras que nos travem. Quando o espírito de sacrifício superar o cansaço, quando a confiança superar as dificuldades técnicas e tácticas de cada uma, chegaremos longe à semelhança do ano passado. Mas, para isso tudo é preciso mente aberta para absorver a mensagem, porque como vos disse ontem, a equipa tem que ser forçosamente a imagem do treinador, pelo menos para mim que não tenho outra maneira de ver o meu papel de treinador. Treinar bem para jogar melhor. Treinar no limite. E se aceito que digam que a minha equipa tem problemas tácticos ou técnicos (porque isso é uma critica directa ao treinador), nunca vou aceitar que a minha equipa tenha falta de vontade, que seja apática, que não se esforce ao máximo, que não tenha gosto em defender, que seja uma equipa sem garra e que não jogue com o coração…porque isto é um jogo de emoções e porque esta é a MINHA EQUIPA.
No dia em que alguém por muito que jogue, pensar que não é preciso treinar no limite ou pensar que consegue ganhar um jogo sozinho, nesse mesmo dia perdemos esse atleta, a equipa e o jogo. Quando todos se superarem e se unirem, os bons atletas vão chegar a patamares fabulosos e os atletas que tenham dificuldades vão na “onda” e vão se sentir muito mais confiantes e fazer com que a equipa funcione como um todo. É esse o segredo de uma boa equipa. Uma boa equipa nem sempre é aquela que ganha. Uma boa equipa é aquela que depois do jogo tem a consciência tranquila por ter feito tudo para ganhar, ter lutado até ao limite, ter-se superado e a acima de tudo a que saiu do campo com orgulho do que esteve a fazer.
Não tarda nada vai começar o campeonato e só vos peço que trabalhem no limite e que saiam dos treinos e jogos de consciência tranquila e orgulhosas do vosso trabalho. Se isso acontecer todos se vão orgulhar de vocês.
Saúl Alves

Plano Semanal 14 a 18 de Set embro 2010

  •  Inicio dos treinos do escalão Seniores Femininos, Sexta-Feira (dia 17 de Setembro) das 21:30 às 23 horas.
  • Regras de Andebol e a conduta correcta no jogo, prelecção de Carlos Capela árbitro nacional, Sábado (dia 18 de Setembro) pelas 10h no auditório da Nave Desportiva de Espinho, estão convocadas todas as Atletas, Treinadores e Dirigentes assim como Pais e Amigos do Andebol Feminino da Associação Académica de Espinho de forma a que possamos perceber mais um pouco da modalidade que nos une.

Iniciadas e Juvenis em Canelas

Em jogo treino com as equipas de Iniciadas e Juvenis do Arsenal de Canelas as nossas equipas comportaram-se à altura e abrilhantaram a Festa de Apresentação da Equipa Sénior do Arsenal de Canelas a quem agradecemos o convite e desejando desde já uma óptima época.
No seu primeiro jogo da época 2010/11, com o normal nervosismo na parte inicial mostraram já bons indicadores com apenas 9 dias de treino, estão de parabéns e agora é treinar mais e mais.

Bons sonhos!!!!

Vem aí a Escola e venham daí os bons desempenhos. O sono e o desporto são amigos já que a prática desportiva melhora a qualidade do sono e um bom sono é preponderante para o melhor rendimento quer mental quer físico. No período de transição entre um treino e outro, o sono actua na recuperação física e mental, na restituição de tecidos e na consolidação da memória. Em resumo, deixa o Atleta "rejuvenescido" para fazer uma nova série e absorver todos os benefícios da actividade desportiva assim como deixa o Aluno preparado para absorver todos os ensinamentos e tirar as melhores notas.
O descanso faz parte do treino, um bom sono é meio caminho para um bom Aluno e para um bom Atleta por isso vamos a menos "Facebook´s", menos "Hi5´s", menos "TV´s" e menos um pouco de tudo para serem melhores no que fazem.
Na Escola é boas notas e no Andebol é serem melhores dia após dia que tempo não falta, são jovens e para se ter tudo basta programar devidamente o dia.
Boa noite e durmam bem!

Treinos de 07 a 11 de Set. 2010

A Secção de Andebol 2010/11

A Secção esteve presente na Acção de Formação e Orientações Técnicas para Licenciamento dos Oficiais (Treinadores e Dirigentes) de Jogo nas Provas Nacionais formalizando assim a estrutura directiva e tecnica para a época desportiva 2010/2011.
- Estrutura Directiva -
- Responsável
José Carlos Moleiro - jose-moleiro@carteiro.net – 917 174 888
- Administração
Fernando Sousa - f_sousa@netcabo.pt – 919 354 480
- Infantis/Minis/Bambis
José Manuel - jose.venancio@tmourao.pt – 916 982 552 e Responsável Captação
Luis Loureiro – luisdezoltloureiro@gmail.com – 919 749 080 e Responsável Merchandising
Carla Barbosa - carla_barbosa13@hotmail.com – 918 716 453
Daniela Pereira - ninokas_18@hotmail.com – 917 723 932
- Iniciadas
Luís Veiga - luis.veiga@cifial.pt – 916 017 474 e Coordenador Técnico
Paula Couto - apaulapinto.couto@gmail.com – 918 797 637 e Responsável Equipamentos
Nuno Marçal - nunomarcal@live.com.pt – 916 088 639
- Juvenis/Juniores
José Carlos Neves - eujcdn@gmail.com – 919 193 238
Paulo Pinto - mpaulo.pinto@sapo.pt – 916 029 273 e Responsável Departamento Médico
- Estrutura Técnica -
- Técnicos de Bambis, Minis e Infantis
Carla Barbosa - carla_barbosa13@hotmail.com – 918 716 453
Daniela Pereira - ninokas_18@hotmail.com – 917 723 932
- Técnico Infantis
Paula Moreira - pccmm@netcabo.pt – 912 708 428
- Técnico Iniciadas
Adelino Pinto – 934 656 577 – adelinovieira@sapo.pt
- Técnico Juvenis/Juniores
Saúl Alves - saulalves@gmail.com – 916 501 148 e Coordenador Técnico
- Técnico para preparação Seniores
Fernando Madureira – fernandomadureira@live.com.pt – 913 600 799
---x---
Trabalhar com humildade convicção e dignidade, num projecto que todos queremos que seja de sucesso mas sem que no seu percurso sacrifiquemos os valores desportivos e humanos inerentes a um modo de estar e ser, sobretudo responsável.
Alguma questão estaremos sempre ao dispor.
---x---
Secção de Andebol Feminino da Associação Académica de Espinho
Email: andebolaaespinho@gmail.com
Blog: http://andebolaaespinho.blogspot.com
Morada: Praceta Arquitecto Jerónimo Reis
Apartado 188
4500-910 Espinho
Telefone: 227 344 914
Fax: 227 342 966
Nº Contribuinte 500 032 181
Pavilhão Arquitecto Jerónimo Reis
Latitude 41° 0'49.40"N
Longitude 8°38'20.40"W