Empatia?

Compreender os sentimentos alheios é um dom sem preço. O segredo é a intuição, um talento que todos temos dentro de nós e que se pode treinar com algumas estratégias simples.
É um facto que nada é tão contagioso como os sentimentos. Por isso, há tantas "coincidências" em que a gargalhada de um contagia os outros ou em que quando alguém boceja o interesse diminui consideravelmente e ficamos todos a bocejar. É esse o motivo que nos leva a aproximar de pessoas com boas vibrações e a evi­tar pessoas com má onda. Mas as coisas não são assim tão linea­res: ter boas vibrações não é sinónimo de ser portador de senti­mentos positivos. Quem esconde de si e dos outros a dor, o des­gosto, a raiva, a vulnerabilidade não exterioriza e passa-o para os que estão à sua volta.
A razão porque é que os sentimentos são tão contagiosos é simples: os cientistas chamam-lhe empatia ou seja, uma capaci­dade inata de compreender o que os outros estão a sentir. Ao contrário do que se possa pensar, esta característica não perten­ce apenas a algumas pessoas. Todos somos capazes de sentir em­patia e a evolução deste dom ao longo do tempo leva-nos a con­cluir que ele é necessário para a sobrevivência da nossa espécie. Com efeito, a empatia fortalece a solidariedade de um grupo e é sem dúvida um sentimento que conduz ao intercâmbio social, ao sucesso.
Dar ânimo a quem tem medo, consolar quem está triste, dar força a quem desanima, aquecer quem tem frio, acalmar quem está furioso - tudo isto são actos sociais que tendem a estabelecer a harmonia. Se isso se consegue, os sentimentos fluem livremente entre as pessoas. Infelizmente, este intercâmbio é muitas vezes impossível devi­do às barreiras que muitos de nós erguemos à nossa volta, por isso lanço o desafio - Vamos a derrubar essas barreiras!

1 comentário:

  1. Muito apropriado e oportuno este texto.
    AAE um clube com longa história mas a dar os primeiros passos no andebol. No entanto este facto pode ser decisivo para que o projecto nasça e cresça com bases fortes e que no futuro, que esperamos seja o mais próximo possivel, nos traga além da alegria e prazer do convivio, a ALEGRIA e PRAZER das VITÓRIAS.
    Por isso a oportunidade deste texto :
    Porque não esta primeira vitória proposta - VAMOS DERRUBAR BARREIRAS, CRIAR LAÇOS E COMPROMISSOS ENTRE TODOS, E A PARTIR DÁI PARTIR PARA OUTRAS CONQUISTAS.
    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar