Treinador, Semana 14

Joaquim Pereira Barbosa, CIPA 58099 é sem dúvida o destaque da semana pela persistência e pelo acreditar sempre no Clube que representa. Ensinar o caminho, ajudar a crescer, insistir nos métodos, aprender para melhor ensinar a alcançar os objectivos propostos! É o nosso Treinador, o nosso Homem da semana pelos princípios, pelo directo no discurso e contigo TODOS temos vindo a crescer. A Secção, as Atletas, os Pais e todos os Amigos do nosso Andebol agradecem a forma coerente e a prova que o carácter é a soma de milhares de pequenos esforços para se viver com o que de melhor existe em nós, afinal de contas a glória da vitória não é o contentamento do erguer do troféu de vencedor mas o reconhecimento de uma luta por um ideal, pois nenhum obstáculo é intransponível quando a vontade de vencer supera todas as impossibilidades.
A gratidão é uma forma singular de reconhecimento e o reconhecimento é uma forma sincera de gratidão, estamos gratos e convictos que contaremos contigo para muitos, longos e bons anos.

10 comentários:

  1. È merecido este destaque não por termos obtido a primeira victória mas sim por fazer tudo para tirar das suas jogadoras o seu melhor, não só como jogadoras mas principalmente como futuras mulheres com responsabilidades.
    Para o Barbosa o treino é fundamental e fica frustrado quando não tem todas as jogadoras para fazer o seguimento do seu plano.
    Penso que cada vez mais faz parte da familia e é muito mais que um Treinador....

    É com orgulho que digo que tem o perfil Ideal para ser treinador da A.A.E. de Andebol Feminino.

    Todos temos defeitos e virtudes, continuo a pensar que temos que tirar o melhor dos outros e não nos fixarmos nos defeitos. Assim temos que nos somar uns aos outros, obrigado por me deixares participares na tua visão.

    ResponderEliminar
  2. Não costumo escrever em blogues que não o meu, muito menos em espaços pertencentes a clubes, pois muita gente pode perceber erradamente a minha intenção. Mas esta homenagem ao Barbosa merece absolutamente que eu abra uma excepção.

    Foi meu treinador durante alguns anos, e apesar de muitos acharem que o seu feitio é difícil, eu sempre entendi que tudo aquilo que ele mostra é pura paixão pelo que faz. E por eu ter entendido isso muito cedo, sempre tentei seguir à risca todas as suas indicações nos treinos, como ele pode com certeza confirmar.

    Às atletas sob o seu comando que porventura leiam estas minhas palavras, permito-me deixar um conselho. Absorvam as palavras dele. Se acharem que ele é demasiado exigente com vocês, é porque acha que vocês podem dar muito mais do que dão. Se acharem que ele em algum momento é injusto com vocês, durmam uma ou duas noites sobre o assunto e muito provavelmente vão concluir que ele tinha razão...

    Dou como exemplo um episódio que se passou num torneio de S.J.Madeira, em que jogávamos contra o Petrer, uma equipa espanhola que não defendia: batia. O jogo estava duro e picado, e eu no banco a ferver, à espera de uma oportunidade para entrar lá para dentro. Enervei-me a tal ponto que perdi o controlo de mim mesmo. Roí os dedos até fazer sangue (literalmente). O Barbosa mandou-me aquecer, e durante o aquecimento várias vezes senti que quando entrasse ou fazia a exibição da minha vida ou estendia um espanhol no chão. Ele não tardou a chamar-me. Quando me viu a sangrar dos dedos mandou-me sentar outra vez, com uma cara de espanto por me ver assim, pois provavelmente eu era a última pessoa que ele esperava ver sem auto-domínio. Durante uns dias tive dificuldade em aceitar aquilo, chegou a doer-me no peito não ter entrado naquele dia. Mas sabem que mais? Ele tinha razão. Lembras-te, Barbosa?

    Outro conselho ainda... Quando forem para os treinos e para os jogos, vão para trabalhar COMO EQUIPA, dando sempre o vosso MELHOR. (Principalmente) se perderem, pensem no que correu mal e não ajam como se nada fosse.
    Lembro-me de como ele ficou possesso com a equipa quando uma vez perdemos um jogo em casa e viu gente a rir no balneário. Eu estava em brasa, irritado com os meus colegas, mas ele fez-me o favor de falar e de fazer com que o que eu pensei saísse pela boca dele.

    Em muitas coisas me identifico com ele, em muitas coisas aprendi a fazê-lo. A sua dedicação ao treino e à evolução fez com que eu tivesse gosto em aprender, e fez dele um dos treinadores mais marcantes (senão "o mais") nos 8 anos em que joguei.
    Aliás, se hoje sou alguém no andebol, foi porque ele foi uma das pessoas que me incentivou ao trabalho, e me mostrou que só assim se pode evoluir sem pés de barro.

    O melhor de tudo é que ele assume no treino um papel fundamental na vida de um atleta jovem: o de co-responsável pela formação humana desse atleta. E eu ainda hoje sinto o efeito dos anos que trabalhei com ele, que me souberam a muito pouco. Hoje dou-lhes ainda mais valor.

    À A.A.E., felicito por ter nos seus quadros um Homem com este valor.
    Às atletas sob o comando do Barbosa, faço votos para que não desperdicem esta oportunidade de crescer.
    Ao Barbosa, agradeço publicamente por tudo aquilo que me ensinou e pelos valores que me transmitiu.

    Um grande abraço deste teu amigo,
    Carlos Capela

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está uma coisa que eu não sabia, que o nosso Barbosa tinha sido treinador do caro Capela. Acho que depois de definir desta forma o Barbosa pouco há a dizer, falou a voz da experiência.
    Penso que demos um grande passo no inicio deste ano com a vinda do Barbosa. Não só por achar que é um excelente treinador, com elevada experiência, mas uma pessoa com que a secção da Académica se identifica, exigente, trabalhador, frontal e uma pessoa com visão e com projectos. Muito se fala das juniores, na minha opinião penso que cresceram como jogadoras mas acho que cresceram muito mais no aspecto mental, tornaram-se mais responsáveis com outro tipo de atitude e de responsabilidade não só no andebol mas também na vida. Esta parte tem o cunho do Barbosa, por muito que achem que ele é duro, é exigente, a vida é assim e só vos ajuda a crescer. A exigência tem que existir sempre, em medidas diferentes, porque são atletas diferentes, mas como equipa ela passa a ser a mesma para todas e a equipa encontrou isso no Domingo.
    Conhecendo o Barbosa já algum tempo, sabendo da sua sede de vitória, entendo o duro que foi esperar tanto, mas como tudo que custa muito a alcançar também deu um gosto especial. Saiu extremamente satisfeito por ver as suas atletas não só alcançarem um resultado positivo mas mais importante sairem felizes de um jogo, esgotadas mas felizes.
    Achamos que foi uma excelente escolha para o andebol feminino da Académica, uma mais valia como poucos no feminino, e como tal esperamos que se mantenha por cá por muitos anos, que a nossa linha no andebol português se mantenha e que seja sempre a evoulir.
    Os meus parabéns pelo reconhecimento que é inteiramente justo.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Barbosa, pouco tenho a dizer são muito poucos os treinos que tenho contigo. Mas dá para perceber que sabes bastante sobre andebol.
    Acho que deves unir um bocadinho mais as tuas atletas, porque só assim é que vão formanr uma verdadeira equipa, só assim a serão.

    Beijinho,
    Inês Moleiro.

    ResponderEliminar
  5. É com enorme agrado e satisfação que constato o crescimento humano das nossas atletas. Sei que esse crescimento não se deve apenas e só à educação que como pai que sou tento dar da melhor forma em casa, ele também é feito de "pequenas coisas" que todas somadas fazem as nossas filhas de hoje em as melhores mães de amanhã, sem os tais pés de barro como li no comentário do Capela a quem saúdo e foi com enorme satisfação que o li, obrigado Capela pelo teu testemunho.
    O Barbosa é sem dúvida uma mais valia na nossa Secção e estamos gratos por estar deste nosso lado, sei de antemão que o percurso não é fácil, somos transparentes e a prova disso esta neste nosso Blog, onde colocamos todas as nossas actividades, sejam elas boas ou menos boas mas estão cá todas, abertas à discussão, à critica. A Secção da qual faço parte esta por cá para servir o Desporto em geral e o Andebol em particular, sermos uma mais valia e darmos às Atletas bases sólidas, alicerces seguros para o melhor futuro possível.
    O Barbosa tem vindo a seguir o percurso, a conquistar o seu espaço e é sem dúvida a mais valia que se pretende. Estou grato como pai e como colega neste "barco" que é a nossa Secção ao notar que as nossas meninas crescem da melhor forma e que o nosso Andebol cada vez esta melhor. Obrigado Barbosa.

    ResponderEliminar
  6. É, de facto, merecido o destaque do Barbosa esta semana!
    Só a paciência que ele tem connosco, as juniores, já merecia um grande prémio! Se o treinador tem tanta paciência é porque quer o nosso bem e, custou a aceitar os raspanetes que ele nos dava. E mais, se os continua a dar é porque sabe que somos capazes de chegar além, de aprender andebol. Porque se tivessemos outro treinador, já nem dizia nada, deixava andar o barco para ver até onde ia, mas não! Com o Barbosa é lutar sempre, até ao fim, jogar cada jogo como se fosse o ultimo e só o fizemos no ultimo fim de semana. Espero que continuemos a mostrar, no campo, a garra da equipa e, principalmente, a do treinador que só quer o nosso bem.

    "Eu sou o vosso melhor amigo do mundo!"
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. No inicio da época, vinha eu de uma lesão e a fome de bola era imensa. Nos balneários apareciam rumores de que o novo treinador era exigente e que por vir do masculino ia tratar-nos como “gajos” e não como mulheres.
    Eu achei fantástico, até porque fui habituada a treinadores assim no inicio da minha formação. Porém, ainda não tinha conhecido o senhor em questão. Os primeiros treinos foram incríveis, de cair no fim e dizer: Isto hoje é que foi. Senti verdadeiramente naqueles momentos que esta época seria a tal, aquela em que a académica iria mostrar a sua força máxima no escalão de juniores, porque era de um treinador tão peculiar como o Barbosa que estávamos mesmo a precisar. Carisma, esforço, persistência, são características que bem o definem.
    A sua diferença, estranha a muitos, é importante, pois é uma forma de lidarmos com a desigualdade. Se berrou connosco nos treinos e não parava de insistir na forma como tínhamos de realizar os exercícios, a melhor forma de responder não é deitar a toalha ao chão, mas sim jogar de uma forma absolutamente espantosa e mostrar que somos capazes e melhores, sempre melhores.
    Sinto-me triste por, devido à lesão que me voltou a afastar do andebol na qualidade de atleta, não ter o prazer de conviver mais com o Barbosa. Mas, não sei se é do nome, a cumplicidade inicial foi bastante e retirei dos seus ensinamentos, muito para a minha vida pessoal. Julgo que sobretudo ganhei um amigo.
    Em suma, gostaria de reforçar que o Barbosa é um forte alicerce, para a nossa casa, Associação Académica de Espinho.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado a quem na secção de andebol da AAE me concedeu este reconhecimento pelo trabalho que temos vindo a realizar.
    Obrigado áqueles que comentaram, em especial ao meu amigo Carlos Capela, que com as suas recordações me fez voltar atrás alguns anos.
    Costumo dizer em conversa com amigos que estas são as verdadeiras "medalhas" resultado do n/ trabalho/empenho/dedicação - AS PESSOAS que de alguma forma conseguimos influenciar e nos influenciaram pela vida fora.
    São sempre as pessoas o objectivo final de todas as coisas. Ao longo de todos estes anos, tenho sempre procurado inspirar e inspirar-me na melhoria diária, na superação, na dedicação, na inteligência, enfim em NUNCA NOS RESIGNARMOS perante aquilo que parecem ser obstáculos instransponivéis.

    Mais uma vez Obrigado a todos e um grande abraço

    ResponderEliminar
  9. Barbosa
    Parabéns.
    O trabalho duro, persistente e organizado dá sempre frutos.
    Dia menos dia, seria visível, porque se sentia que estava assente numa consciência de dedicação, saber e experiências já sentidas.
    Portanto, não fiquei insensível aquele brilho que vi nos seus olhos apòs a vitória das Júniores.
    É muita justa esta distinção.
    Um abração Monteiro

    ResponderEliminar
  10. queria dar os parabéns ao Barbosa e dizer que um treinador tem de ser assim mesmo, exigente senão as sua atletas nunca vão querer elevar-se no andebol ou em outro desporto qualquer.
    reparei que no jogo que as juniores ganharam o barbosa ficou muito feliz e elas só se uniram um bocadinho, o treinador nao dá as vitorias mas sim as didas para as atingir depois parte da equipa estar unida para as conseguir agarrar, acreditem que teem um excelente treinador por isso aproveitem !

    ResponderEliminar