Fase Final Iniciadas, última jornada!

No último jogo da Fase Final, tinhamos de vencer para nos sagrarmos Campeões Nacionais, saímos derrotados frente ao Laac por 28-21 (13-14), jogo dirigido por Nuno Francisco e Fernando Rodrigues, tendo como Oficial de Mesa Mário Pagaio. O LAAC alinhou com Ana Pinho, Juceleyde Cabral (11), Beatriz Fernandes, Joana Santos (3), Carina Campos (2), Cristiana Marques, Tatiana Estima, Mariana Ferreira, Ana Marques (5), Inês Baptista (3), Soraia Fernandes (4) e Jucelyna Cabral. As nossas meninas, Vice-Campeãs Nacionais foram Joana Pinto, Ana Brito, Bárbara Barbosa (9), Joana Duarte, Inês Neves (3), Ana Pinhal, Mafalda Magalhães (1), Joana Guimarães (7), Inês Moleiro, Ana Monteiro, Catarina Pacheco (1), Cármen Vieira (1), Ana Varela, Ana Pereira, Carolina Soares, Rita Silva, Lara Couto e Liliana Rodrigues. A elas o nosso muito obrigado, estão de parabéns pelo excelente desempenho ao longo desta época que junto com o seu treinador Saúl Alves desenvolveram um fantástico trabalho, deixando-nos a todos extremamente orgulhosos.
Como Clube organizador desta Fase Final cumpre-nos agradecer a Federação Portuguesa de Andebol e a Associação de Andebol de Aveiro pela confiança em nós depositada, nas pessoas do Vice-Presidente da Federação Sr. Fernando Ferrão e do Presidente da Associação Sr. Lemos. Não pudemos deixar de agradecer mais uma vez o fantástico apoio da Câmara Municipal de Espinho, seu Presidente e Vereadores assim como a Divisão de Desporto que foram inexcedíveis. Ao LAAC os nossos parabéns pelo título conquistado, Académico do Porto e S. Félix foram excelentes adversários pois mostraram andebol de excelente qualidade e desportivismo.
A todos os que puderam estar presentes o nosso muito obrigado!

7 comentários:

  1. Parabéns a todas as atletas do escalão de Iniciadas e ao seu Treinador Saúl Alves Pelo percurso realizado este época. Sei o que custa chegar ao último dia e não ganhar, mas só uma equipa podia celebrar...
    Tive oportunidade de estar na Sexta e no Domingo a assistir aos jogos e acho que fizeram o possivel e o impossivel até aos limites da força para tentar o título.
    Uma exibição á imagem do V. treinador cheia de garra e empenho mas também com qualidade.
    Como já disse noutras ocasiões, não gosto de destacar exibições, mas desta vez não posso deixar de dar os meus especiais parabéns á GR Ana que fez uma exibição notavél. Defendeu de 9m, defendeu de 6m, defendeu contra ataque, defendeu 7m, um espetaculo. ADOREI miúda, muitos parabéns e continua o bom trabalho. A todas as outras e mais uma vez PARABÉNS e continuação do bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. ... apenas mais uma palavra de incentivo á "azarada" Inês Moleiro. É uma das que merecia jogar o último jogo, por tudo o que representa para a equipa e mais pela forma como durante a semana tudo fez para poder jogar ultrapassando a sua lesão no sobrolho. Imagino o que deve ter custado ficar de fora e ver o desenrolar dos acontecimentos... fica para a próxima Inês

    ResponderEliminar
  3. Ultimo jogo, final do campeoncato nacional, em casa, com o LAAC, equipa que ainda não tinhamos ganho. Salientar que nunca tinahmos perdido em casa em todas as provas de iniciadas, um registo que fica certamente, acabariamos por claudicar no jogo que nos daria o titulo nacional.

    Agradecer com toda a sinceridade e com o espanto de quem viu o Presidente da Camara de Espinho o Drº Pinto Moreira entrar no balneário e dar os parabéns e força a todos, para a final que se avizinhava. Não é uma atitude habitual, mas é uma atitude extremamente louvavel, de reconhecimento dos feitos desportivos das nossas atletas, parece-me ser o virar de página em Espinho. Não sendo sequer do seu partido nem concelho, ganharia o meu voto (se o pudesse dar) pela humildade, simplicidade e honestidade com que fez aquele pequeno discurso no balneário que muito nos sensibilizou.

    Agradecer ao presidente e ao vice-presidente da Académica todo o apoio dado a esta secção durante toda a época e as suas presenças nestes jogos da fase final. Penso que respondemos no campo e dignificamos a imagem da Académica.

    Agradecer aos dirigentes que foram incansaveis a todos os niveis, conseguindo mesmo trazer a fase final para nosso casa, algo que não estava programado. Em especial ao Zé Carlos e ao Paulo que foram quem nos acompanharam mais nesta época de iniciados. Um agradecimento também ao Fernando, que fez um trabalho de back office extraordinário, ao Zé Manel que esteve presente no jogo da nossa subida em Moimenta e a todos aqueles que contribuiram activamente para que esta época fosse um sucesso.

    Agradecimento ao departamento médico, em especial ao Sr. Monteiro, que tem um carinho especial pelas nossas meninas e pelo nosso trabalho. Mostrou-se incansavel no acompanhamento durante toda a época e como seria expectavel marcou a sua presença na fase final.

    Por fim queria agradecer a todo o publico que se deslocou ao pavilhão de Anta, aos nossos adeptos que foram incansaveis e acreditaram até ao fim na equipa mas também aos apoiantes dos outros clubes. Foi uma excelente moldura humana, para quem estava a jogar foi bastante dignificante, criou-se um ambiente espectacular, prova que o andebol feminino está de boa saúde e recomenda-se.

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao jogo, entramos bastante motivados e concentrados, cientes que a responsabilidade de ganhar não seria nossa, teriamos é que desfrutar da final, porque não é todos os dias que jogamos uma final de um campeonato nacional.

    Jogamos com uma equipa que possui 4 internacionais, que tem um poderio fisico e tecnico bastante acima da média. Arrisco-me a dizer que se estivesse na 1ª Divisão seria certamente uma das candidatas ao titulo nacional. Só valorizou o nosso 2º lugar e abriu-nos novas oportunidades para o futuro.

    Entramos muito bem, fizemos uma 1ª parte fantástica, muito concentradas e a defender e a atacar com muitas inteligência. Acabamos a ganhar 14-13. Jogamos à velocidade possivel, face às lesões da Rita, da Carolina e principalmente da Inês não teriamos muitas soluções para a 1ª linha e tivemos que acalmar o ritmo de jogo. Na 2ª parte a partir dos 15 minutos veio ao de cima o poderio fisico do LAAC que acreditou que podia desnivelar o marcador e fez 15 minutos finais que foram decisivos para o desfecho do jogo. Este minutos foram fatais, jogamos mais com o coração do que com a cabeça, e jogamos praticamente em meio campo o que facilitou o trabalho da defesa do LAAC, foi aqui que se sentiu a falta da Inês para desiquilibrar do outro lado. Como o Barbosa salientou foi um excelente jogo da Ana Monteiro (mais um), acrescentava um bom jogo da Bárbara que enquanto teve a cabeça fresca foi espectacular, a Mafalda que não facturou mas que desiquilibrou o jogo do lado esquerdo e a Joaninha que voltou a ser eficaz e a dequilibrar, mostrando bons pormenores e a receber a bola sempre em movimento. Gostei da Faria e da Ana Luisa, fizeram um jogo em esforço, não é fácil defender a Ana Luis, pricipalmente para quem tem apenas 6 ou 7 meses de andebol, causaram dificuldades e deram o máximo. Gostei do pivots que se bateram muito bem no meio da defesa do LAAC, todas sem excepção fizeram um jogo excepcional a defender. Adorei o 7 metros da Pacheco, bem marcado.

    Tivemos a oportunidade de sermos campeões mas não conseguimos, mas ficamos de consciência tranquila que tudo fizemos e que deixamos tudo dentro do campo para dignificar a imagem da nossa equipa. Estão de parabéns e como vos disse no fim não é todos os dias que somos vice-campeões nacionais. Trabalho é a motivação que nos resta para cada vez chegarmos mais alto, com o orgulho de tudo termos feito para ganhar.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ao LAAC, suas atletas e equipa tecnica, mostraram trabalho e aptidões fisicas e tecnicas fabulosas. Foram justos vencedores, como disse ao Prof. Daniel ainda faltavam uns minutos para acabar o jogo. Entraram nesta fase final com um grande jogo contra o Académico, foi uma vitória que certamente moralizou. Queria salientar a Ana Luis que mesmo me parecendo limitada fisicamente, tem uma eficacia e uma variada de remates muito acima da média. Salientar também a motivação da Joana, a garra e a concentração com que joga, é uma atleta que aprecio muito, talvez um dia o andebol nos proporcione a oportunidade de trabalhar juntos. Por fim salientar a evolução da Juceleyde, foi fantástica, em termos fisicos é um fenómeno, tecnica e tacticamente está a evoluir a olhos vistos foi a figura da LAAC na fase final. Se continuar com a humildade que a caracteriza, a trabalhar afincadamente, certamente irá ser uma excelente jogadora. Os meus sinceros parabéns.

    ResponderEliminar
  6. Queria apenas pedir desculpa a todos a minha ausência no almoço de Domingo. Ainda estive na sala mas, na realidade não me sentia nada bem e tive que abandonar a confraternização final. Agradecendo e acalmando todos aqueles que se mostraram preocupados com o meu estado de saúde, mas ainda não foi desta que deixaram de ouvir os meus berros. Felizmente não foi nada de grave, apenas um susto que já passou. O treino de quarta-feira mantém-se.

    ResponderEliminar
  7. Faltando apenas frisar que a arbitragem esteve ao nivel de uma final, deixou jogar, mas disciplinarmente foi rigorosa. Desde aquele caricato e triste incidente no ano passado em Afife que não tinha visto esta dupla apitar. Demonstramos os 2 que o episódio foi claramente ultrapassado, não condicionou e com uma boa arbitragem demonstraram que estão mais maduros e que realmente são uma aposta válida para o futuro da arbitragem nacional.

    ResponderEliminar