Destaque, Semana 45

Nesta semana queremos salientar, não apenas uma figura, mas várias figuras, a nossa equipa de Juvenis. Catarina Rodrigues, Joana Pinto, Ana Brito, Isabel Santos, Barbara Barbosa, Inês Neves, Ana Pinhal, Joana Guimarães, Carolina Soares, Inês Moleiro, Ana Monteiro, Ana Costa, Mónica Teixeira, Mafalda Santos, Ana Pereira, Mariana Loureiro e Joana Duarte que sob a orientação técnica de Saúl Alves provaram mais uma vez que para ter sucesso neste desporto tão característico como é o Andebol é necessário reunir qualidades que não estão ao alcance de todos. União, motivação, garra, coragem, capacidade de trabalho, espírito de sacrifício, prazer em jogar e arriscar, nunca baixar os braços, gostar dos jogos decisivos é o caminho, o exemplo a seguir. Não se intimidarem, bem pelo contrário, crescerem e se superarem. Mostrarem uma confiança bem acima da média, mesmo quando as coisas não saíam como esperavam. Mostraram tudo isso e muito mais neste último jogo, nunca deixaram de lutar pelos objectivos, mesmo o jogo não ter começado nada favorável. Equilibraram, motivaram-se e quando passaram para a frente no marcador, nunca mais o largaram. Foi mais uma vez fantástico ver-vos a festejar os golos, ver-vos defender com alegria e com uma enorme motivação, uma enorme entre-ajuda e quando assim é, os resultados estão à vista. Saíram mais uma vez esgotadas mas felizes, transmitiram mais uma vez aquele "bichinho" que mexe com as emoções de quem joga e de quem vos vê jogar, ninguém ficou indiferente. Agora é trabalhar mais e mais para a 2ª fase, muito mais difícil por sinal, mas quem sonha e trabalha ao mesmo tempo, quem sabe que pode chegar mais longe, mais longe do que todos pensam, mais longe até do que nós acreditávamos. Colectivamente já cumpriram os objectivos a que nos propusemos, agora resta-nos jogar com os melhores, o que vier agora será a sobremesa.
Parabéns, objectivo alcançado e agora Força Meninas!

14 comentários:

  1. Apesar de começar a época com um mês relativamente infeliz, conseguimos novamente unir este grupo, este excelente grupo que joga com o coração e com raiva. O jogo em S. João da Madeira foi mais uma vez a chave para o apuramento, aprendemos muito com a derrota, com aquela exibição, com a minha atitude nesse jogo. Unimo-nos novamente nessa semana para mostrar o que somos, mostramos isso no jogo com a selecção e senti novamente a minha equipa motivada e com uma enorme vontade de trabalhar e de mostrar o que vale. Agora já posso dizer, entrei em Canelas com a certeza absoluta que iriamos ganhar, acho que ficou demonstrado várias vezes antes do jogo a minha confiança, é destes jogos que gosto e que me motiva, tinha a certeza que iriamos mostrar novamente a tal atitude que nos caracteriza, que nos torna uma equipa difícil de bater. Mais uma vez não jogaram todas a 100% mas tiveram a consciência que temos uma equipa bastante jovem e curta e aquele era o jogo chave, claro que estou a falar da Inês e da Joaninha, juntando também agora a Joana Pinto. Todas deram o máximo e isso ficou bem patente na exibição da 2ª parte. Tive que pedir um time-out para vos dizer que estava ganho, estavam com uma vontade incontrolável de marcar e acelerar o jogo, foi uma boa imagem, foi mais uma vez a equipa de que me orgulho. A equipa que dá o que tem e o que não tem, que acaba sempre os jogos com a camisola bem suada, a equipa que faz com que ninguém indiferente, a equipa que festeja os golos como festeja um bloco, uma defesa, uma intercepção. A equipa que acaba o jogo ou a sorrir ou a chorar, não existe apatia. Felizmente as vezes que acaba a chorar tem sido mais de alegria e de descarga da adrenalina, do que de tristeza, mas essa também faz parte do crescimento. E por vezes convém derreter para perceberem até onde podem ir com o vosso empenho, trabalho e sacrificio, terem consciência dos vossos limites. Eu estarei aqui sempre para vos apoiar, é também esse o meu trabalho e sabem que vos conheço como ninguém, ninguém gosta mais dos vossos sorrisos do que eu.
    Parabéns cromas,
    Saúl Alves

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez conseguimos alcançar os nossos objectivos, é uma prova viva que juntos somos invencíveis. O jogo em Canelas foi de emoção do início ao fim, foi importante estarmos unidos, termos o nosso treinador de “regresso“. Lutamos, nunca baixamos os braços e enfrentamos da melhor maneira os obstáculos que nos eram propostos. Nós atletas, notamos bem a alegria do Saúl no time-out, sentimo-nos mesmo felizes por ouvir o nosso treinador a dizer que o jogo já estava ganho. Esta vitória deu-nos ainda mais força, a segunda fase tem que correr igual ou melhor que a primeira, e mais uma vez não vamos desistir.
    Parabéns e força!

    ResponderEliminar
  3. Já hà algum tempo que, estava para escrever um pequeno texto neste blog.
    O meu nome é Paulo, sou pai da Catarina Rodrigues (juvenil) e acho que, este é o momento certo.
    Gostaria em meu nome e da minha esposa, em primeiro lugar, de agradecer a todos os elementos da secção (José Carlos Moleiro, José Carlos Neves, José Manuel, Paulo Pinto e Luís Veiga) a forma carinhosa e humana com que receberam a minha filha no clube. Pois como entenderão, não é fácil, a uma menina de 15 anos, sair de um clube, onde jogava desde os 8 anos de idade. No entanto, a melhor satisfação que eu, como pai, posso ter, é ver a Catarina, depois de um treino de 2 horas, sair pela porta do balneário, com um grande sorriso nos lábios. Esse é o melhor agradecimento que posso ter.
    Em relação aos treinadores, o Saúl, já nos conhecíamos de, outras guerras (no bom sentido) antigas e também agradeço a forma empenhada e dedicada com que a recebeu na equipa e a procura constante, para que a Catarina evolua de dia para dia e penso que, o resultado está à vista (jogo de Oliveira de Frades). Ah! Já sabes, quando tiveres que malhar, é sempre a abrir.
    Um obrigado também à Marina, pois também tem ajudado à evolução da Catarina.
    Por fim, às colegas juvenis e também juniores, o nosso MUITO OBRIGADO pela forma amiga e carinhosa com que receberam a Catarina, contribuíndo fortemente para que, a sua integração esteja a decorrer de uma forma perfeita, aliás já sentimos que, ela "já é uma de vós" e estou seguro que podem contar com ela para tudo.
    Para finalizar, devo dizer que, estou ligado ao andebol hà cerca de 30 anos e não vi, muitas equipas, principalmente femininas, com o espirito de equipa que vocês, têm demonstrado e que, tão bons resultados tem dado.
    Agora, só falta um esforço final e tal como refere o texto inicial, agora vamos tratar de comer a sobremesa, pois como dizia, um antigo treinador meu (o falecido Sr. Armando Campos), os jogos só acabam quando o cronómetro ou a mesa apitam. Por isso, na 2ª. fase, nada de medos, pois "os tubarões também se abatem". FORÇA!

    ResponderEliminar
  4. Parabens a todas as juvenis e ao saul que alem de terem coinseguido uma vitoria , nao so uma mas estas deu-vos a passagem a seguinte fase... tambem sao das equipas mais unidas e competitivas que ja vi. o ano passado tive o prazer de jogar com algumas delas e sei bem o espirito de sacrificio delas
    Parabens mais uma vez e continuem :-)

    ResponderEliminar
  5. Sábado... seguido do almoço chegamos ao teatro das operações ansiosas, mas determinadas. O adversário já se encontrava no recinto aquando da nossa chegada.
    Estando escondidas provávelmente a defenir a táctica de guerra, porém, com pojança e desenvoltura, a equipa dirijida pelo nosso Comandante-em-Chefe, Saúl Alves (el Bitchó) começou a crescer em confiança e pensamento positivo. Após o devido enfardamento a palavra de ordem era : MOTIVAÇÃO.
    Durante o aquecimento, analisamos mais uma vez o já conhecido inimigo.
    O jogo começou e após quase mortes de ambos os lados, lá conquistamos a Vitória.

    RESUMINDO : Parabéns a todos, pois pervaleceu o espírito de equipa e a vontade de vencer, sempre apoiadas pelos ''ruídos'' emitidos do nosso Comandante-em-Chefe.

    ResponderEliminar
  6. Acho que estamos todas de parabéns, nao só por esta vitória, mas pelo espirito de sacrificio e garra que deixamos no campo.
    Com uma primeira parte um pouco atribulada, mas uma segunda parte em grande, mesmo á nossa cara, a festejar sempre uma boa defesa, um golo, e os blocos, basicamente tinhamos voltado.
    Nao posso deixar de dizer, que todas sentimos que tinhamos o nosso GRANDE treinador de volta (o grande nao é para dar graxa) , e que ele estava completamente confiante em nós conseguiamos o nosso objectivo.
    Agora a segunda fase decerteza que vai ser mais complicada, mas nós não vamos baixar os braços, vamos continuar com força, alegria e motivação !

    Bárbara Barbosa

    ResponderEliminar
  7. Acho que mais uma vez demonstra-mos como uma equipa unida consegue alcançar os seus objectivos. Graças à nossa alegria de jogar, a força de cada uma de nós e a motivação dos pais e principalmente do treinador, o saúl, conseguimos chegar onde queremos.
    Estivemos sempre a apoiar-nos umas às outras e isso é muito importante numa equipa. Quando uma atleta vai abaixo, a equipa consegue levantar essa atleta, isso é que é um bom espírito de equipa também.
    Parabéns amigas:)
    Vamos continuar unidas e vencer os nossos obstáculos
    Joana Pinto

    ResponderEliminar
  8. Parabéns a todas as juvenis pela garra, pela força, pela motivação, pelo suor, pela energia e acima de tudo pela UNIÃO.
    Acho que desde o inicio mostramos uma enorme vontade de vencer e isso viu-se no jogo contra canelas. Um jogo com emoçoes fortes mas no final do jogo com uma grande alegria da nossa pare.
    Temos um grande treinador e é com ele que vamos continuar a vencer e a mostrar toda a nossa garra e uniao !
    P.S adorei o teu comentario isabel, ahahah

    ResponderEliminar
  9. Tinha que vir aqui dar os meus parabéns públicos a todas estas meninas e ao seu treinador pois de facto já tudo foi dito, no texto e nos comentários que se seguiram.
    Espero sinceramente que sejam o exemplo a seguir por todos nós, Atletas, Pais, Treinadores e Dirigentes pois baixar os braços nunca e como diz o Paulo mais acima o jogo só acaba quando a mesa "buzina"... mesmo na vida desistir nunca mesmo.
    Força aí gente e vamos lá a seguir o nosso caminho, força aí!

    ResponderEliminar
  10. bem se houve uma coisa cómica que foi dita e me ficou no ouvido mal chegamos ao arsenal de canelas, foi a frase de confiança do saul quando falava comigo. Eu chego a canelas e digo: saul temos fome e cheira mesmo a bifanas. e o saul responde-me muito depressa e muito certo daquilo que dizia: a mim, cheira-me a vitoria! Bem, isto deu logo uma enorme volta na minha cabeça. Para quem nao sabe e nao viu, este jogo foi um culminar de emoções nao só para nós , mas tambem para aqueles que nos seguiram nesta pequena grande viagem que foi a nossa primeira fase.
    Chegamos ao pavilhao e estavamos todas com o bichinho do nervosismo na nossa barriga, estavamos com vontade de enfrentar o nosso inimigo mas tambem sabiamos que nao ia ser facil, porque os jogos faceis nao existem.
    na primeira parte andavamos um pouco perdidas, como se nao soubessemos o que esperar do nosso inimigo, andavamos meias perdidas como se nao soubessemos bem o que esperar, o que fazer, como reagir a cada golo, como reagir a cada defesa, simplesmente nao sabiamos. Mas depressa alguém nos fez acordar e pensar que o importante era entrarmos dentro do jogo e fazer o que sabemos fazer, tinhamos de ter calma porque estavamos a fazer o que gostamos, jogar andebol.
    Nesse jogo vimos como um time-out pode mesmo fazer a diferença.
    (saul no time-out): "que se passa? joguem com calma, com cabeça. Para que é que estão nervosas? Se ha aqui alguem que tem de estar nervoso são elas, elas é que precisam de nos ganhar. Isto para nós está ganho, ja temos esta vitória", bem isto foi optimo de ouvir, porque isto fez-nos lembrar que temos gente que acredita mesmo muito em nós, temos gente que sabe do que somos capazes. Isso deu-nos outra força , entramos ainda com mais garra, com mais vontade. Levamos, demos, falamos, gritamos, sorrimos, gritamos e JUNTAS FOMOS AS MELHORES. E esta é a nossa equipa, e é dela que me orgulho
    Vamos lutar juntas, porque é juntas que nos fazemos as melhores.

    Agradeço imenso por nao terem desistido, por nao terem nunca baixado os braços.

    parabéns meninas, vamos continuar assim :)

    ResponderEliminar
  11. Parabéns ás Juvenis pelas vossas vitórias. (No desporto saudável não se chama "inimigas" á outra equipa mas talvez adveresárias que tal, não estamos em guerra!
    A.V.

    ResponderEliminar
  12. Se reparasse onde foi utilizada essa expressão e interpretasse com inteligência em que contexto foi utilizada certamente que perceberia o uso da palavra. Mas eu explico-lhe, a Isabel originalmente e bem, comparou a nossa "batalha" em Canelas ao tempo dos gladiadores, evidentemente nesse tempo não havia adversários, só inimigos, depois a Mónica simplesmente limitou-se a pegar de novo nessa expressão.

    Com este comentário fez-me lembrar a abertura do telejornal da RTP a seguir ao desastre no Dragão, em que foi dado um resumo de 1 minuto dos 5 golos do Porto e logo a seguir deu 5 minutos de reportagem sobre uma suposta bola de golfe que atiraram contra o autocarro (essa é que era a noticia importante). Não percebeu? Eu volto a explicar. Devia gastar 3 linhas com os parabéns pela vitória e apenas uma para chamar a atenção da expressão "inimigos", só mostrou que os parabéns foi apenas um pretexto para criticar a equipa, é a chamada psicologia de "esquina".

    Ora e para quem não sabe as relações com o Canelas são excelentes, tanto de direcção, como corpo técnico, como as atletas entre si. No final do jogo se estivesse lá, via isso, é isso que eu tento transmitir sempre, uma coisa é dentro do campo outra bem diferente é fora. Aliás citando o amigo Malato "Já fui muito feliz em Canelas" terra de gente simpática e que recebe sempre muito bem, terra de gente que gosta de falar e de debater ideias. Só para perceber passamos lá essa tarde (o jogo foi às 14h15), com algumas atletas de Canelas, treinadores e dirigentes em mais um agradável convivio. Mais importante que as vitórias ou derrotas, são as amizades que o andebol ao longo destes anos nos proporciona, isso é que é salutar e isso é que deve ser salientado. É assim que vejo o desporto e é assim que o transmito às minhas atletas e a quem me tomar como exemplo.
    Saúl Alves

    ResponderEliminar
  13. Com um puco de atrasso aqui vai o meu comentario, quando me perguntam onde jogo eu digo na AAE e de seguida digo juvenis! Porque perguntam voces? porque para mim em 1º lugar vem o geral sim somos a Academica e em seguida somos um escalao muito importante as Juvenis, como uma de voces posso dizer que todo o que têm dito refiro-me eu a insultos e coisas do genero nao servem para revoltar a equipa, mas por outro lado servem sim para a UNIR cada vez mais. Se me pedissem para descrever a nossa equipa em 1 palavra nao conseguia. Porque numa viagem, ate um pavilhao nao somos como algumas equipas que de bagagem levam apenas um saco com algumas coisas essenciais para o jogo, nós levamos sempre na bagagem, amor á camisola, garra, uniao, atitude, sorrisos, lágrimas, suor, amizade, (...) e para alem disto tudo o Saul levando com ele gritos, paciencia, saltos, sorrisos, raiva e sem duvida força ( el bitchó como a isabel dizia); os dirigentes que levam todo o amor, e se transformam em autenticos massagistas e por fim mas nao menos importantes a claque essa leva uma bagagem grandiosa desde orgulho, amor a nós, gritos, musicas, ... e muito mais. As JUVENIS nao se caracterizam facilmente mas somos todas uma EQUIPA e vivemos assim felizes com este facto! Nao vamos dizer que nunca discutimos porque discutimos e as vezes dizendo as coisas na cara das pessoas é que se resolvem as coisas e temos bem noçao disso em ultimo lugar o que me resta dizer é apenas isto vamos fazer de tudo para ir a final e provar a certas pessoas que somos uma equipa muito unida. Amovos equipa!
    Inês Neves

    ResponderEliminar
  14. rita silva vai começar a jogar andebol na treça viva

    ResponderEliminar