Inciadas com o LAAC

Último jogo desta fase concentrada, agradecemos a hospitalidade e disponibilidade do Sr. Victor Dias e Luís Manuel responsáveis do SIM Porto Salvo a quem aproveitamos para endereçar um forte abraço. A próxima ronda (10ª, 11ª e 12ª Jornada) será realizada em Espinho no último fim de semana de Fevereiro. O LAAC venceu por 35-16 e jogou com Ana Pinho, Juceleyde Cabral (4), Joana Santos (4), Carina Campos (1), Cristiana Marques, Tatiana Estima, Mariana Clemente(1), Mariana Ferreira (1), Ana Marques (17), Jucelyna Cabral, Inês Baptista (1), Soraia (6) e Ana Gomes. A A.A.E. alinhou com Joana Pinto, Ana Brito, Barbara Barbosa, Inês Neves (2), Mafalda Magalhães (1), Joana Guimarães (8), Ana Silva, Inês Moleiro (3), Ana Monteiro (1), Catarina Pacheco, Cármen Vieira, Ana Varela (1) e Ana Pereira. Jogo dirigido por Duarte Reis e Fábio Ferreira.

4 comentários:

  1. Um jogo em que estava tudo decidido, o 1º lugar do grupo já não fugiria ao LAAC e o 2º lugar já nos pertencia (ainda faltam 3 jornadas). Entramos muito bem, muito concentradas (excepção feita aos ressaltos que resultaram em 3 golos do LAAC nesta parte). Excelente prestação da Joaninha (na 1ª parte). Circulamos bem a bola arranjando sempre solução para finalizar. Os 9-4 surpreendia quem não estivesse a ver o jogo. Depois houve uma sucessão de lances muito esquisitos (para não variar), desde a linha no sete metros, mais 2 atacantes ao pivot (que tinha dado golo), mais uma rasteira que os senhores não viram e eu é que levei amarelo, com o culminar aos 27 minutos marcarem um 7 metros por puxarem um braço e se esquecerem da sanção disciplinar. Na jogada seguinte transformarem uma atacante num sete metros, a jogadora realmente foi empurrada para dentro da área, mas mais grave ainda levou 2 minutos. Foi uma contínua arbitragem a prejudicar a nossa equipa, o Zé reclamou e em 2 segundos levou 2 minutos e vermelho. Apenas contestou uma decisão que todos viram que estava errada. O resultado de jogo era na altura 11-8 para nós. Ficamos com 3 em campo a faltar 3 minutos, o jogo mudou obviamente, fomos para intervalo 14-12. Não percebi o porquê deste tipo de arbitragem, era interessante não só para nós, mas até mais para o LAAC ter um jogo equilibrado, seria um bom jogo com toda a certeza, com 2 equipas que não tinham nada a perder, já com a classificação definida, mas enfim paciência.
    Quem possui um CIPA mais alto do que a maior parte das atletas dentro do campo, e estavamos a falar de um jogo de iniciadas, tem como é óbvio uma margem maior para errar do que a maioria dos árbitros, logo que não sejam esses mesmos erros sempre para o mesmo lado. As minhas atletas não mereciam, treinam no duro 4 a 5 vezes por semana, e metade joga ao Sábado e Domingo. Não merecem este tipo de postura por parte dos outros agentes do jogo. Ainda não tinha falado das guarda-redes, estiveram excelentes em todos os jogos.

    ResponderEliminar
  2. A Académica de Espinho é um clube com muitos anos, merece ser respeitado como instituição de utlidade pública que é. O andebol teve um forte revés na cidade de Espinho nos últimos anos e estamos, tanto nós como o Sporting de Espinho a tentar florescer novamente o andebol nesta cidade, uma cidade de celebres desportistas. A secção de andebol está a crescer, ainda só é a terceira época de andebol feminino. Com muitas dificuldades e com a ajuda dos pais das atletas temos uma secção dinâmica e a trabalhar como deve ser. Estamos a movimentar imensa gente da cidade com o andebol. Não merecemos este tipo de tratamento sistemático. As nossas miúdas são exemplares, não incomodamos ninguém em termos classificativos, as juniores e as juvenis nem uma vitória possuem. São equipas bastante jovens com atletas que praticam andebol à pouco tempo. Precisamos que nos empurrem para cima, não que nos espezinhem cada vez mais. É frustante ver como gravitam alguns pedantes e prepotentes à volta do desporto que mais gostamos e que nada contribuem para a valorização do mesmo. Precisamos de motivação, para desmotivar já bastam os resultados, não precisamos de mais. Estamos a trabalhar seriamente, temos atletas que vão ser alguém no futuro, tenho a certeza, é para isso que trabalham 4 e 5 vezes por semana, não é certamente a motivação dos resultados que as trás por cá. Agradeço que nos apoiem ou ao menos não as prejudiquem. Se pedem aos treinadores e jogadores responsabilidade também temos que as pedir no sector da arbitragem, nem tudo pode ser desculpavel. Alguma coisa tem que mudar, são poucos é certo, é um dado adquirido, temos é que encontrar formas de cativar gente responsável e motivada para a arbitragem como existe gente responsável e motivada a praticar andebol. Acho que será esse o passo a seguir.

    ResponderEliminar
  3. Como conclusão deste fim de semana realço o espirito de equipa que se fez sentir, foi claramente o aspecto mais positivo deste fim de semana em Porto Salvo. Na altura do sorteio não achei muita piada a jogarmos em concentração, mas após estas 3 concentrações sinto que fomos uns priveligiados. Passar um fim de semana por mês todos juntos serviu para unir bastante o grupo e acho que estamos mais fortes com o passar do tempo. Fiquei muito agradado com a atitude das atletas e estão todas de parabéns. Fomos uma equipa.

    ResponderEliminar
  4. Peço desculpa, faltava-me o mais importante, que deveria estar em primeiro comentário, o agradecimento ao Vitor e ao Luis do Porto Salvo, pela hospitalidade e porque foram incansáveis durante toda a competição. Tivemos algumas conversas porreiras. É isto que é o andebol e o deporto, as trocas de ideias, a confraternização entre os agentes desportivos dos diversos clubes.

    ResponderEliminar